sábado, 14 de novembro de 2009

A exibição de 1925

A Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, aconteceu em Paris em Abril de 1925. Durou seis meses com o intuito de mostrar os talentos da França e com Jeanne Lanvin, Jean Paquin e Paul Poiret a bordo, a moda ficou em primeiro plano, reafirmando que Paris era o lider mundial em glamour e elegância.

A indústria do luxo (peles, alta costura, perfumes, vidro, jóias, e móveis), mostravam seus objetos em quatro localidades diferentes. Nomes como Lanvin, Callot Soeurs, Jenny, Paquin, Vionnet e Worth, os mais importantes da moda, foram recebidos pelo "Pavilhão da Elegância", criado pelo designer Armand Rateau. Vestidos de festa e mantos riquíssimos vestiam novos mannequins Siégel, criados especialmente para o evento por André Vigneau.

Baseados nas figuras das ilustrações de moda da época, estes manequins tinham os cabelos esculpidos, membros alongados e o corpo tubular. Eram pintados de vermelho, roxo, dourado, prateado, preto ou da cor natural da madeira. As poses realistas, como se estivessem se maquiando, ou sentadas em canapés, deixavam os visitantes um pouco surpresos e perturbados.
Ao longo da exposição, eles foram fotografados por várias pessoas inclusive Man Ray, e passaram a ser um objeto em potencial para as fotografias artísticas.

Enquanto o "Pavilhão da Elegância" era reservado para a alta-costura mais conservadora, a "Rua das Boutiques" exibia a moda avant-garde, representada por Sonia Delaunay. Modelos vestidas com as roupas de Sonia foram fotografadas em frente a um carro pintado por ela mesma, e também árvores cubistas de Martel. Comparadas às roupas do outro pavilhão que eram elegântes mas datadas, as peças de Sonia era modernas e se tornaram o foco da exposição.

As criações de Paul Poiret eram apresentadas em outros ambientes, como o ambiente "Amor", dedicado ao design de interiores, e o "Delícias", um elegânte restaurante. As ilustrações de Raoul Dufy apresentavam as últimas coleções de Poiret.

A exposição foi um evento sem precedentes e recebeu milhões de pessoas da Europa e turistas da América, além das centenas de expositores. Seu impacto na alta-costura e no mundo da moda foi imediato e continuaria até a década seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário