sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cabelos e cabelos

Cabelo tem sido um assunto que insiste em aparecer em minhas conversas ultimamente. A eterna luta de cortar ou não cortar e por aí vai. (Nunca tive muita paciência para cabelos compridos). E como estou falando sobre Art Deco aqui no blog, me lembrei da Louise Brooks e seu corte de cabelo.

O cabelo segue a moda de pertinho, e durante os anos 20, o cabelo era cortado bem curto, uma tendência que começou a aparecer um pouco antes da Guerra. Em 1917 Chanel cortou suas madeixas para promover sua nova linha esportiva, mas eram poucas as mulheres de cabelos curtos e a maioria se mirava aos caixos de Mary Pickford.

Após a Guerra, o tango influencia a moda e os coques eram ideais para os chapéus menores e mais justos da época. Por serem bem alinhados e junto a cabeça, os coques seriam o primeiro passo rumo ao cabelo curto.

Por volta de 1924, as mulheres ja haviam adotado o novo corte de cabelos curto e suas variações como com franjas, partido ao meio, ou penteado para trás com gel. O cabelo preto e cheio de Louise, que aparece cortado em ângulos e linhas retas, é imortalizado em seus filmes, e copiado por milhares de mulheres. Na década de 30 as linhas retas saem de moda e dão lugar a ondas que davam um ar mais feminino as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário